Gravura Brasileira

Alex Cerveny

Visit website

Prints

Texts



"Nos anos oitenta vimos surgir na Alemanha uma nova sensibilidade pictórica, caracterizada por gestos expressionistas que reivindicavam uma subjetividade do artista, uma sensualidade e um hedonismo no ato de pintar, assim como por citações ao passado. Artistas como A.R. Penk, Sigmar Polke e George Baselitz, precedidos por Balthus, mostravam em sua obra uma necessidade de falar de si mesmos, de valorizar a privacidade.

No Brasil esta retomada da figuração encontrou, nos anos oitenta, o interesse de artistas como Roberto Magalhães, Victor Arruda e, mais recentemente, José Leonilson e Alex Cerveny. Diferente dos anos oitenta, quando o prazer de pintar resultava em gestos ampliados e obras de grande porte, os artistas dos anos noventa mostram-se mais preocupados com aspectos de uma narrativa intimista e retomam o papel como suporte privilegiado.

Na obra de Alex Cerveny notamos a narração como processo de metamorfose. O que conta é a transformação de um objeto em outro. Aquarelas, pinturas e pequenas esculturas em bronze, longe de serem apreendidas de uma só vez, convidam o espectador a seguir as indicações do artista e vagar o olhar sobre suas superfícies.

Imagens do cotidiano do artista, ícones do universo televisivo, modelos que revelam uma predileção por contos de Lewis Carrol, Andersen ou irmãos Grimm justapõem-se num mesmo campo visual. Animais, guerreiros e profetas, almas ressuscitando no Vale de Josafá e jatos passando sobre blocos de apartamentos convivem na mesma tela e criam uma intrincada alegoria. Referências a um passado circense do artista que durante alguns anos encarnou o personagem Elvis, o homem elástico, estão contidas na repetição de figuras retorcidas - um misto de prazer e dor, adaptação e talento - e associadas a outras formas de arte. Vinhetas, molduras - ornamentos quase religiosos - exigem, pela quantidade de detalhes, um momento para a contemplação e nos fazem lembrar as iluminuras da Renascença".

Cláudia Saldanha

CERVENY, Alex. Trabalhos recentes. São Paulo: Valu Oria Galeria de Arte, 1999.
 

Copyright Gravura Brasileira

Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP - CEP 05413-030 - Tel. 55 11 3624.0301
Weekdays: 12 am to 6 pm

website produced by WEBCORE
https://disklinikleri.com.tr/