Gravura Brasileira

Alex Cerveny

Visite o site do artista

Obras

Textos



"Nos anos oitenta vimos surgir na Alemanha uma nova sensibilidade pictórica, caracterizada por gestos expressionistas que reivindicavam uma subjetividade do artista, uma sensualidade e um hedonismo no ato de pintar, assim como por citações ao passado. Artistas como A.R. Penk, Sigmar Polke e George Baselitz, precedidos por Balthus, mostravam em sua obra uma necessidade de falar de si mesmos, de valorizar a privacidade.

No Brasil esta retomada da figuração encontrou, nos anos oitenta, o interesse de artistas como Roberto Magalhães, Victor Arruda e, mais recentemente, José Leonilson e Alex Cerveny. Diferente dos anos oitenta, quando o prazer de pintar resultava em gestos ampliados e obras de grande porte, os artistas dos anos noventa mostram-se mais preocupados com aspectos de uma narrativa intimista e retomam o papel como suporte privilegiado.

Na obra de Alex Cerveny notamos a narração como processo de metamorfose. O que conta é a transformação de um objeto em outro. Aquarelas, pinturas e pequenas esculturas em bronze, longe de serem apreendidas de uma só vez, convidam o espectador a seguir as indicações do artista e vagar o olhar sobre suas superfícies.

Imagens do cotidiano do artista, ícones do universo televisivo, modelos que revelam uma predileção por contos de Lewis Carrol, Andersen ou irmãos Grimm justapõem-se num mesmo campo visual. Animais, guerreiros e profetas, almas ressuscitando no Vale de Josafá e jatos passando sobre blocos de apartamentos convivem na mesma tela e criam uma intrincada alegoria. Referências a um passado circense do artista que durante alguns anos encarnou o personagem Elvis, o homem elástico, estão contidas na repetição de figuras retorcidas - um misto de prazer e dor, adaptação e talento - e associadas a outras formas de arte. Vinhetas, molduras - ornamentos quase religiosos - exigem, pela quantidade de detalhes, um momento para a contemplação e nos fazem lembrar as iluminuras da Renascença".

Cláudia Saldanha

CERVENY, Alex. Trabalhos recentes. São Paulo: Valu Oria Galeria de Arte, 1999.
 

Copyright Gravura Brasileira

Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP - CEP 05413-030 - Tel. 11 3624.0301
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 12h00 às 18h00 ou com hora marcada

site produzido por WEBCORE
https://disklinikleri.com.tr/