De 12/8/2008 a 13/9/2008
“IMPRESSÕES, SOL NASCENTE” traz gravuras dos artistas japoneses Masaaki Ohya, Toka Shimura, Noriko Maehara, Kazuko Saito, Toru Iwasa e Toshie Imasato em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa.
Inauguração em 12 de agosto de 2008
A Galeria Gravura Brasileira irá apresentar nesta exposição cinco jovens gravadores japoneses que mostrarão obras que unem a linguagem contemporânea à tradição da gravura japonesa.
Esta exposição em São Paulo é a continuação de um intercâmbio realizado pela galeria Gravura Brasileira. Em julho de 2008, na galeria Mominoki em Tóquio, aconteceu a exposição "Four Brazilian Printmakers" com obras de Armando Sobral, Ernesto Bonato, Fabrício Lopez e Ulysses Bôscolo e curadoria de Eduardo Besen.
No ano do centenário de imigração japonesa acontecem no país inúmeras exposições focando aspectos da arte japonesa tradicional e contemporânea. Dentro deste contexto, a presença da gravura japonesa torna-se indispensável. Entre os trabalhos mais representativos da arte japonesa encontramos uma extensa tradição de gravura, principalmente da xilogravura a base d`água, que conquistou o ocidente com o "mundo flutuante" do estilo Ukiyo-e. Estas gravuras retrataram o Japão fechado ao mundo durante os séculos XVI-XIX e fizeram amadurecer neste período um dos estilos artísticos mais genuinamente japoneses.
Com a abertura do país para o mundo, depois de um extenso período fechado, a gravura evolui incorporando técnicas ocidentais de impressão em larga escala que ajudaram na divulgação de informações vindas da Europa e deram início a uma nova etapa para o desenvolvimento da gravura e a uma nova maneira de retratar o Japão moderno.
Evento: “Impressões, sol nascente” – gravura japonesa contemporânea”
Período Expositivo: de 12 de agosto a 13 de setembro.
Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP - CEP 05413-030 - Tel. 11 3624.0301
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 12h00 às 18h00 ou com hora marcada