De 7/10/2003 a 22/11/2003
GRAVURAS
HELENA FREDDI
gravuras de 1999 a 2003 da artista Helena Freddi
Inauguração: em 07 de outubro de 2003, terça feira, 19hs.
Período de exposição: 08 de outubro a 22 de novembro de 2003.
Local: galeria Gravura Brasileira, rua Fradique Coutinho, 953, Vila Madalena
www.cantogravura.com.br
“ Na realização gráfica, penso o espaço. Aquele vivido como tempo e lugar na relação referencial oferecida pela arquitetura monumental: dimensionando as distâncias, acusando a paisagem dos dias, instaurando interiores e exteriores, medindo os homens. Nas construções arquitetônicas encontro o conteúdo figurativo que, repensado na existência silenciosa das memórias, forma-se em desenhos, gravações e estampas que se somam, novamente, ao imaginário das minhas sensações.”
Helena Freddi
“ Traços da memória urbana individual e coletiva, gravados em pequenas e grandes dimensões, compõem o trabalho que Helena Freddi apresenta nesta exposição.
Gravuras de grande dimensão dialogam com pequenos trabalhos, indicando a permanência e a imanência de elementos arquitetônicos estruturantes do conjunto de obras da artista. Dípticos e trípticos recuperam e reinterpretam traços de uma cidade fundada no tempo histórico e no tempo emocional da artista. A partir de sucessivas visitas à Igreja de São Miguel Paulista, o mais antigo prédio do patrimônio arquitetônico paulistano, Helena Freddi produziu sucessivos esboços, desvendando resquícios de um mundo material que não se conservou, mas que, em alguma medida, persiste em nosso inconsciente. Suas referências arquitetônicas e gráficas não têm a intenção de historiar ou inventariar; lançando mão de diferentes materiais e técnicas de gravação em metal, Helena faz sua leitura poética do passado que se faz presente no imaginário.
Textos impressos, papier collé, carborundum, matrizes de vários tipos, técnicas calcográficas tradicionais – materiais e técnicas propõem um diálogo profícuo entre conteúdo e forma na arte de Helena. O resultado é de uma beleza delicada, em que a textura, as manchas suaves, os traços despretensiosos projetam comentários sensíveis sobre nossas origens.
Helena Freddi participou de exposições tanto no Brasil quanto no exterior. Um exemplo é a mostra Incisione Contemporanea: Milano – San Paolo, na Venti Correnti, de Milão, Itália. A artista também é professora do curso de bacharelado em pintura, escultura e gravura da Faculdade de Belas Artes de São Paulo.”
Texto da exposição de Helena Freddi no memorial da América Latina realizada em maio de 2003 por ocasião da defesa de sua tese de doutorado.
http://www.memorial.org.br/paginas/exposicoes/Freddi/freddi.htm#expo
Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP - CEP 05413-030 - Tel. 11 3624.0301
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 12h00 às 18h00 ou com hora marcada