Gravura Brasileira

Gravura da Sérvia

Gravura da Sérvia

De 17/12/2018 a 31/1/2019

Obras

 

 

Gravura da Sérvia

 

17/01/2018 a 31/01/2019

Gravura da Sérvia com obras de Biljana Vukovic e Suzana Vuckovic

curadoria e organização de Lygia Eluf

 

A atividade artística na Sérvia, país caracterizado como um importante elo entre o Oriente e o Ocidente nos últimos muitos séculos, tem acompanhado, desde o século XVIII, as tendêndias e os paradigmas dos movimentos artísticos europeus, sendo Belgrado o principal polo de produção e difusão da arte sérvia. 

 

O que trazemos aqui é apenas uma amostra da importante produção gráfica deste país. A gravura contemporânea sérvia remonta ao século XV, quando os monges entalhavam os ícones e xilogravuras e usavam para a impressão de pequenos livros. 

 

A partir do século XIX, sob a forte influência do império austro-húngaro, a gravura segue acompanhando esse movimento e torna-se novamente uma linguagem com características européias. Essa tradição, perpetuada pelo excelente trabalho desenvolvido na Faculdade de Artes de Belgrado (antiga Academia de Belas Artes) com professores dedicados na formação de gerações de novos artistas, se manifesta atualmente num intenso ambiente artístico internacional. Exemplo disso é o imenso trabalho realizado para que aconteçam, já há dez anos, as Trienais de Gravura de Belgrado. 

 

As responsáveis por isso são duas artistas singulares: 

Biljana Vuković, uma artista madura que, com sua experiência tão bela e tranquila, nos coloca em contato com Studenica, uma espécie de coração da Sérvia onde os mosteiros medievais coexistem com uma paisagem construída em muitos tons de verdes, ocres e amarelos e 

Suzana Vuckovic, uma artista mais jovem, com um olhar intenso e extremamente inteligente, que nos aproxima, em silêncio e de uma maneira intimista, dos interiores de uma cidade amalgamada pela miscigenação de culturas representando uma espécie de elo entre o passado e o presente. 

 

Como um retrato da Sérvia, o trabalho dessas duas artistas apresenta um caráter forte e marcante. Ambas encontraram um sistema de organização próprio onde a poética construída  é capaz de combater o caos e a dramaticidade que marca a vida política da região. Ambas em completa sintonia, ambas absolutamente sérvias. 

 

O trabalho que apresentamos transita, sem dificuldades, entre a tradição e o contemporâneo, entre o dogmático e o liberal, entre o local e o internacional e é para nós um grande honra introduzir, em terras brasilis, esse olhar tão especial oriundo dos Balcãs. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright Gravura Brasileira

Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP - CEP 05413-030 - Tel. 11 3624.0301
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 12h00 às 18h00 ou com hora marcada

site produzido por WEBCORE