Gravura Brasileira

Gravura Tinta Carne e Unha

Gravura Tinta Carne e Unha

De 16/10/2021 a 27/11/2021

Obras

Gravura, Tinta, Carne e Unha

 

Gravura, Tinta, Carne e Unha. Gravura é sulco e matéria. É corte, relevo e pressão. É ácido, cobre, vapores e química. Madeira, linóleo e Duratex. Tinta e papel, muitos e diferentes tipos de papel. Cada gravura é um múltiplo, mas cada gravura também é única. Gravura é espelho, seu oposto e seu contrário. É memória e reflexão, reflexo e opacidade. É o futuro visto pelo passado. É o centro e a periferia, tradição e contemporaneidade. É artesanato e engenho, tecnologia e método. É Japão, Alemanha, México, Cuba e Brasil. É Norte, Sul, Leste e Oeste. Ela surge na matriz e resurge na prensa. É o avesso do avesso do avesso. 

Para esta exposição no Anexo Lona selecionamos três artistas da galeria Gravura Brasileira com poéticas e técnicas bem diversas:

Nas gravuras de Renata Basile a linha surge forte, predomina e ordena. Mas não é a linha limpa e precisa da geometria concretista ou minimalista. É a linha sulcada e gravada da gravura em metal. A partir de estudos em papel transparente, Renata grava as chapas de cobre, realçando as linhas com a ponta seca. Ao passar pela pressão do rolo da prensa a tinta penetra no papel criando uma névoa, uma veladura em tom rebaixado que unifica o desenho e cria uma volumetria. São sólidos transparentes, volumes que se sobrepõem, cachoeiras de linhas em latitudes e longitudes e a artista está no centro deste universo.

Cláudio Caropreso elabora suas gravuras em um processo de destruição e reconstrução de imagens. A partir de reproduções de pinturas, folhetos, cartazes ou fotografias, Caropreso corta e  cola suas imagens e textos em uma operação de soma e subtração. A madeira, os papéis, o estêncil, a prensa são suas ferramentas neste jogo mental de grande precisão. A gravura sai bruta, colorida em tintas industriais, gritando e se impondo como uma visão de mundo.   

O universo de Francisco Maringelli é a rua, o ateliê e o lixo. Suas gravuras trazem  uma narrativa, uma visão da degradação urbana e uma crítica social com toques de humor e ironia. Elas gritam imagens em excesso, poluição visual e sonora em um tom expressionista. A matriz é sulcada com economia de linhas brancas. O preto sobressai. O texto se entrelaça com a imagem que lembra um cartaz anunciando o fim dos tempos.    

 

 

 

 

"Gravura, Tinta, Carne e Unha"

exposição dos artistas Renata Basile, Cláudio Caropreso e Francisco Maringelli

gravuras em metal, xilogravuras e gravuras em relevo

Anexo Lona

abertura - 16/10/2021 - sábado

período expositivo - 16/10/2021 a 27/11/2021

rua São Bento, 181, 1º andar

Centro Histórico de São Paulo

curadoria: Eduardo Besen

 

www.lonagaleria.com

www.gravurabrasileira.com

https://www.brasilfashionnews.com.br/exposicao-gravura-tinta-carne-e-unha-no-anexo-lona-em-sao-paulo-em-outubro/

 

 

 

Copyright Gravura Brasileira

Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP - CEP 05413-030 - Tel. 11 3624.0301
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 12h00 às 18h00 ou com hora marcada

site produzido por WEBCORE