Gravura Brasileira

Fonte Luminosa

Fonte Luminosa

De 27/4/2024 a 8/6/2024

Obras

Fonte Luminosa

Exposição individual de Renata Basile

 

Imagine o mundo sob a óptica de uma criança. Seu corpo caminha pela rua com os dois braços esticados para cima segurando as mãos de seus pais, um de cada lado. Ao olhar para baixo, você percebe que começa a subir uma escada com degraus na altura de seus joelhos. Quando volta a olhar para cima, chega na praça da cidade e vê ao centro uma fonte com fios de água que sobem e descem em movimentos curvilíneos. Nesta dimensão de mundo, a fonte tem o dobro do tamanho de seu corpo. Para um adulto de altura mediana, ela não passa da altura do pescoço. Essa cena poderia ter acompanhado os pensamentos da gravurista Renata Basile como uma memória afetiva, sendo recordada ao contar as histórias de criança, mas não foi o caso. A materialização da fonte, não como imagem, mas como lembrança, só vem para a artista depois que centenas de gravuras já estão impressas no papel, em uma repetição obsessiva do movimento em arco que as linhas d’água desenhavam no ar. 

 

Quando eu a visito em seu ateliê, em junho de 2023, boa parte das gravuras estão alinhadas lado a lado em uma das paredes da sala. O que não coube na parede, ocupava a parte superior da mapoteca, com gavetas que abrigavam outras peças, havia também obras sobre a grande prensa no fundo do ateliê. Olhar para o conjunto de gravuras é uma perspectiva de paisagem. 

 

Em um encontro mais recente com Basile, revisitando matrizes do início dos anos 2000, nos surpreendemos ao ver que suas gravuras de 20 anos atrás se comportavam na abstração e já indicavam o seu fascínio pelos fios. Outrora eram mais volumosos, menos espaçados e remetiam ao acúmulo de traços, quase sem distância entre eles, entretanto o movimento das águas na fonte já estava lá. Brotando e espalhando as linhas pela superfície do papel.

 

Fonte Luminosa é a organização das séries desenvolvidas organicamente ao longo de seu último ano de produção, um retorno à sua memória de infância que relata sua experiência no mundo como o fluxo das águas na fonte: cíclicos e contínuos. Estão nas salas da Galeria Gravura Brasileira as séries Correnteza, Cachoeira e Meridianos, investigações sobre arcos, riscos, tramas, linhas e sobreposições que criam gravuras únicas, que advém da mesma matriz. A artista vê na serialização um campo de exploração. Não se tratam de trabalhos em tiragem de larga escala, mas, sim, de obras que refletem o submundo da repetição.

 

 

Os trabalhos produzem um efeito óptico, mostrando linhas que ora se cruzam, ora tangenciam e ora se acompanham paralelamente. Formam uma espécie de holografia do deslocamento da água e rememoram a fonte da praça da cidade onde viveu na infância.  

 

Os riscos, que tradicionalmente na gravura em metal abominam as rebarbas, nas obras de Basile ganham não apenas liberdade, como técnica. São cuidadosamente deixados pela artista ao trabalhar com o ácido e se manifestam quebrando a rigidez na linha, gravando uma névoa no entorno do traço. São como as gotículas de água que formam uma neblina na queda das cachoeiras.

 

Nas gravuras não há nada a esconder, Basile faz questão de marcar os contornos das matrizes no papel, registrando sua existência. Anos de experiência indicam que esconder como alcançar as imagens é ingênuo. O cobre que recebe a gravação é tão importante quando a impressão. Assim, podemos observar seu registro no papel em uma penumbra, que, assim como a memória, é preciso regatar seus contornos. 

 

A célebre frase de Heráclito, que ilustrou a sua Teoria do Devir, se faz presente neste conjunto de obras, compondo mais uma gama de metáforas. Em Fonte Luminosa, exposição individual de Renata Basile, o rio é a memória. “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou”.

 

Ana Carla Soler

 

 

Fonte Luminosa

Exposição individual de Renata Basile

Curadoria: Ana Carla Soler

Abertura: 27 de abril de 2024

Visitação: até 08 de junho de 2024, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Local: Galeria Gravura Brasileira

Endereço: Rua Ásia, 219 - Cerqueira César, São Paulo - SP

   
 
  
 
  
 
 
Copyright Gravura Brasileira

Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP - CEP 05413-030 - Tel. 11 3624.0301
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 12h00 às 18h00 ou com hora marcada

site produzido por WEBCORE
https://disklinikleri.com.tr/